Perguntas Frequentes – Especializações

  1. Qual o objetivo do curso de Pós-Graduação a distância?Com caráter de educação continuada, os cursos de pós-graduação lato sensua distância têm como objetivo promover a especialização e a qualificação de profissionais para atuarem na gestão de instituições e no exercício de suas atividades em seus diversos níveis, a partir de bases teórico-metodológicas modernas e consagradas.

    2. Por que fazer um curso a distância ?

    A metodologia dos cursos a distância combina recursos didáticos a distância com momentos presenciais, dando ao aluno a possibilidade de organizar seus estudos da maneira que lhe é mais adequada. Isso aporta flexibilidade aos cursos, porém exige disciplina, dedicação e comprometimento do aluno, visto que a educação a distância tem como ponto focal o aluno, e não o professor.
    Os cursos de especialização a distância, por outro lado, dão a chance de crescimento profissional e pessoal àqueles alunos que habitam regiões e cidades que não dispõem de instituições de ensino superior, quebrando assim as barreiras geográficas existentes. O alcance dos cursos a distância atinge todo o país.

    3. O que são cursos de pós-graduação lato sensu (especialização)?

    Os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) são cursos destinados às pessoas que desejam o aprimoramento acadêmico e profissional. De acordo com a legislação vigente são oferecidos aos portadores de diploma de curso superior. Os cursos de pós-graduação lato sensu devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 01/2007.

    4. Os cursos a distância oferecidos pela Faculdade Internacional Signorelli são autorizados?

    A Faculdade Internacional Signorelli é credenciada pelo MEC através da Portaria nº 528 de 12/03/2014 e os cursos de Especializações (Latu Sensu) são Amparado pela Resolução MEC-CNE/CES 01/2007. Todos os cursos de Pós-graduação foram cadastrados no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, cumprindo o que estabelecem as Portarias MEC 328/2005 e 02/2007.

    5. Como funcionam os cursos de pós-graduação a distância?

    Esta modalidade de curso possui apenas dois momentos presenciais em média de 4h cada. No primeiro momento, os alunos receberão informações sobre a metodologia do curso, o cronograma das atividades e orientações acadêmicas sobre a metodologia de pesquisa. Receberão, também, o material institucional e o manual do estudante.
    O segundo momento, será ao final do curso, quando o estudante deverá fazer sua avaliação final presencial, com consulta ao material didático, e entregar a sua monografia, com a justificativa do tema escolhido.

    6. Qual a carga horária e a duração dos cursos?

    A carga horária mínima dos cursos é de 450 horas, para o desenvolvimento dos conteúdos programáticos das 06 disciplinas, cada disciplina com 60 horas .Para os cursos com estágio supervisionado, a carga horária total é de 660 horas, sendo 360 horas para o desenvolvimento dos conteúdos programáticos nas 06 disciplinas e 300 horas para o estágio. Os cursos têm a prazo mínimo de 07 meses e máximo de 18 meses para conclusão, a cargo do aluno.

7. Como é a Metodologia dos Cursos da FIS?

O estudante terá acesso ao Prisma EAD, um completo sistema de ensino e aprendizagem on-line, aonde poderá interagir com um professor-tutor experiente na área selecionada que irá acompanhá-lo durante todo o processo de desenvolvimento da aprendizagem.
Ao longo do curso, o estudante produzirá atividades referentes à sua monografia e desenvolverá produções textuais com temas de acordo com o curso escolhido.

8. Como é o material que terei acesso, para estudos?

Os materiais básicos para estudo dos cursos são entregue no formato digital em CD-ROM. Além do material didático do curso escolhido, o estudante receberá:

– Manual do estudante: contendo informações sobre a instituição, formas de avaliação, sugestões para melhor aproveitamento nos estudos e meios de contato com os principais setores envolvidos no processo do desenvolvimento acadêmico.
– Na plataforma de ensino on-line, os estudantes terão acesso a outras mídias de apoio ao seu aprendizado, como: vídeo aulas, biblioteca virtual e sugestões de leitura.
– CD de áudio para alunos portadores de necessidades especiais.